Super aula: Aprenda com Jackie Chan a vantagem de fazer filmes independentes ( Critica ao cinema in”dependente” Brasileiro)

Em Hollywood há diretores para filmes de ação e outros para comédia, mas nos últimos 40 anos temos tido um mestre nessa combinação, o Jackie Chan.

Destaco umas frases do Jackie Chan ” Em Hollywood eles não te deixam fazer isso. porque custa dinheiro.” “Faça o seu melhor, seja o que for, porque o filme vive para sempre. E alguns diretores respondem – Estava chovendo e o ator não tem tempo. Jackie responde: Você vai em cada sala de cinema contar isso ao público? Não. Para o público importa se o filme é bom ou ruim. Só isso”

Isto me leva ao tema e a algum problemas que tenho encontrado no dito cinema nacional in”dependente”.

A vantagem do cinema independente é que você tem tempo ou bem mais tempo, pois nao tem horários a cumprir e estranhamente, principalmente no cinema independente do Rio de Janeiro, os diretores só tem tempo para o roteiro, gastam semanas passando texto com os atores e quando chega a hora de preparar direção de arte (nunca tive um diretor de arte num filme independente), direção de fotografia e captação de som, nunca há tempo. É sempre “o local é fantástico, nem precisa de ir lá ” ou então como já me aconteceu ir ver as locações, escolher e depois um dia antes da gravação acontece algum problema e não podemos gravar mais lá, se era essa ideia de gravar lá e como não se esta pagando a maior parte dos atores e ajudantes, bem que poderiam passar para outra data, mas não, o diretor que gravar, quer postar no Facebook que está trabalhando num filme…
Vejo muitos diretores falando do falta de incentivo ao cinema e não é por acaso, muitos não tem a minima organização e compromisso com o filme, por isso não conseguem ter apoio. O cinema não é so arte por si só , tem muita matemática , quer na criação da história, quer na sua igualidade de valores, cada direção tem de ser tratada por igual. É por isso que o cinema Argentino está tão distante .
Aproveitem diretores e aprendam com Jackie Chan.

Vídeo com legendas em português

COMPARTILHE