KondZilla: O Rei dos vídeoclipes

392533_237577449683302_339914734_n

Com a chegada a um milhão de visitantes no site HDSLR, nada melhor que trazer alguém que há muito coleciona milhões (mais de 120 milhões de visualizações no youtube).
Konrad Dantas, 24, mais conhecido como KondZilla, embora ainda jovem, a competência e dedicação fez dele um dos mais importantes diretores de vídeo clipes do Brasil.
O know-how de Konrad Dantas, vem de uma carreira vitoriosa: Composição de efeitos visuais; finalização em filmes publicitários; DVD e videoclipe do Charlie Brown Jr; finalização do videoclipe da Claudia Leitte – Água.
Nesta entrevista a HDSLR o diretor conta um pouco da sua história.

Site oficial: KondZilla

MC Bola – Ela é Top part. Robinho
[youtube url=”http://www.youtube.com/watch?v=skOgwxqp8Tc”]

Qual a sua formação?
Cursei Marketing em uma universidade de Santos UNIMES, mas não queria fazer faculdade, quando tive a primeira oportunidade larguei a faculdade e fui fazer um curso de cinema 3D na Escola de Cinema 3D e Animação MELIES em São Paulo. Mas ainda faço bastante curso livre, pois são mais rápidos e objetivos já que nessa área não precisamos de “canudo”.

557289_298393576935022_1270304128_n

Que portas lhe abriram o filme de TCC?
Meu TCC foi o curta Sentimento Urbano (2009) segue que fiz na Melies, meu sonho era trabalhar com pós produção para filmes publicitários e consegui através do curta, trabalhei na Pós-Produtora Black House FX.

Que vantagens lhe trouxe vir do mundo da publicidade?
Acredito as vantagens por eu ter sido de pós produção, saber de como finaliza um filme, principalmente na parte dos codecs, que é muito técnico, vejo muitas pessoas na minha área que ainda não estão conseguindo explorar o máximo de suas ferramentas porque ainda erram na finalização, filmam de RED e parece que foi com uma Cybershot. Outra coisa foi ter o compromisso com o prazo e suportar virar madrugadas quando necessário para entregar o filme, e acima de tudo os contatos que são importantes pra vida inteira.

Como entrou no mundo dos video clipes?
Sempre fui apaixonado por videoclipe, e quando eu era adolescente e assistia clipe de rap americano eu sempre achava que eu sabia fazer aquilo, apesar de nunca ter tido uma camera até então, quando comecei a trabalhar com publicidade eu já tinha uma 5D MKII mas ainda não tinha feito nada com ela, sabia que era uma ferramenta muito boa mas eu ainda não estava fazendo nada com ela, então eu percebi que quando não tinha filme na pós produtora e o tempo estava livre, meus amigos estavam estudando efeitos visuais e eu estava estudando direção de cena e fotografia, então abandonei a publicidade e me joguei de cabeça nos videoclipes.

421057_183043481803366_709116227_n

Quais artistas fora do funk fez os video clipes?
Dirigi o DVD e videoclipe do Charlie Brown Jr – Música Popular Caiçara, junto com Duda Hawaii e o videoclipe Céu Azul , e também o DVD da banda Scarcéus e o webclipe junto com Pedro Gomide com participação do Rosa de Saron  e ainda na pós produtora finalizamos o videoclipe da Claudia Leitte – Água dirigido por Pico Garcez.

Como chegou no mercado de vídeos de funk e em qual trabalho?
Um amigo apresentou um teaser que fiz para outro amigo MC ao MC Primo, ele adorou o trabalho e queria de qualquer jeito falar comigo porque disse que era isso que ele precisava na carreira, então selamos uma parceria e fiz o meu primeiro videoclipe de funk Mc Primo – Espada no Dragão, (ver clipe a baixo) esse videoclipe foi indicado no festival de cinema Curta Santos, atraves desse trabalho a produção do Mc Boy do Charmes nos procurou e rodamos o clipe Megane (ver clipe a baixo) , com esse clipe que entramos realmente no mercado, pois ele chegou em 1 milhão de exibições em menos de 1 mês.

MC Primo – Espada no Dragão (Proibida) – Clipe Oficial HD
MC Boy do Charmes – Megane (com mais de 6 milhões de visualizações)

Ficou surpreso com o numero de visualizações no youtube?

Sem dúvidas, isso foi uma surpresa, mas na verdade essa era a intenção, por eu já estava estudando como funcionava o cenário do funk e sabia que as exibições no youtube eram de grande expressão.

Quais diretores/vídeos que voce citaria como influencias?
Os que eu mais uso como referência são Mr. Boomtown e Gil Green, mas sou muito fã e acompanho os trabalhos do Matt Alonzo, Alex Nazari, Benny Boom, Chris Robinson e o mestre Hype Williams, todos diretores de clipes de rap americano e publicidade voltado pra essa cultura.

Como é o processo criativo do roteiro?
Gosto de retratar o que o artista está cantando, como se fosse um curta metragem, as composições já são como um roteiro, nossa função é decupar esse roteiro e registrar essa fantasia.

535854_244828835624830_101131285_n

O que tem visto de clipes nacionais?
Tenho assistido clipes de sertanejo, são os que mais se aproximam do meu mercado e acredito os que mais tem investimento hoje aqui no Brasil.

Tem algum segredo para ensinar um não ator a atuar num clipe?
O segredo é ter amor no que você faz, com isso você vai ter toda paciência do mundo, o que se faz muito necessário nesse caso até a cena ficar como você quer.

Próximos projetos?
Produzir conteúdo pra TV e para web e licenciar a marca KondZilla, para vários produtos.

Em media quanto tempo leva um vídeo clipe até ficar online?
Em média de 3 semanas.

Qual o total de visualizações e qual o video que tem mais?
Uma média de 120 milhões de visualizações, o que mais tem são Mc Boy do Charmes – Onde eu Chego Eu Paro Tudo, com 22 milhões de exibições e Mc Guimê – Plaquê de 100, com 20 milhões de exibições.

MC Boy do Charmes – Onde Eu Chego Paro Tudo

Com que câmera e lente iniciou, quantas pessoas na equipe.
Comecei sozinho com uma 5DMKII e uma 24-105mm f/4.

Quando descobriu e passou a usar as HDSLR? Hoje ainda as utiliza, qual câmera usa mais?
Na época que eu estudava na Melies, expliquei o que eu queria fazer de videoclipe para o meu mentor no curso e ele quem me indicou a 5DMKII, pois ele tinha acabado de comprar uma pela B&H, e eu também comprei, ainda não tinha nem lançado a 7D, na verdade eu ainda nem sabia o que era uma DSLR e também não sabia como utilizar, assim precisei fazer curso de fotografia e me indicaram o mestre Alziro Barbosa, fiz 2 cursos de fotografia com ele.

Manteve a mesma camera ou vem atualizando?
Ainda trabalho com a mesma camera, mas estou mudando meu workflow e 2013 pretendo trabalhar alocando cameras de cinema digital.

– Que Picture Profile utiliza (utilizou)?
Standard sem contraste

A edição é feita por você? Que programas você usa?
Hoje tenho um montador, o Blood ZNO, mas as vezes ainda monto, uso o Final Cut.

Prefere comprar ou alugar o equipamento?
Hoje eu prefiro alugar, chegar no set com a mochila nas costas com o laptop e tudo chegar com o caminhão da locadora, (risos).

C Guime – Plaque de 100 (Clipe Oficial – HD) – (Prod. DJ Wilton)

COMPARTILHE

8 COMENTÁRIOS

  1. quantidade não é qualidade , estudo é fundamental para qualquer profissional. fazer clipes se tornou fácil de mais depois das hdslr, gostaria de ver profissionais dando valor ao roteiro, enquadramentos, aberturas de diafragmas, lentes e o porque delas, e acima de tudo a poesia do trabalho. ter muitos acessos em um site não quer dizer nada pois nós sabemos como isso acontece rsrs. mais espero que a qualidade siga na frente daqui pouco tempo, pois não agüentamos mais. independente do estilo musical temos que nós superar a cada novo trabalho.