Testando a Sony FS100: Eduardo’s Cabeleireiros e mini documentário.





Fiz recentemente uns testes com a câmera Sony FS100.
Para quem não conhece esta câmera, ela vem (finalmente) de encontro ao que eu há uns 10 anos buscava numa câmera e que as DSLR me deram há 4 anos(embora uns anos antes tenha usado lentes intercambiáveis na Sony Z1 com o adaptador Letus35A que me fazia perder 2 stops, gravar com a câmera de ponta cabeça e ter uma imagem com um vignette).

Desde já digo que adorei a câmera. Mesmo o preço sendo superior a uma 5D, ela tem vantagens que nunca vou conseguir ter com a Canon.
Alguns exemplos das diferenças entre elas:

– Gravar um show e ao mesmo tempo mandar para a mesa para passar nos telões. (Este tipo de trabalho é impossível de realizar com qualquer câmera Canon, pois não tem saída limpa.)
– O diretor conseguir acompanhar o que se está gravando. (Só com a compra de monitores esternos, tendo que um deles tenha tambem a saida de HDMI. Ficamos sem qualquer imagem ou informação quando se liga o cabo RGB ou HDMI na Canon).
– Gravar discurso, jogo de futebol ou algum evento sem interrupções por mais de 30 minutos. (As câmeras Canon até a chegada da 1Dx não gravavam mais que 4GB de imagem( equivalente a 12 minutos em HD) e os novos modelos da Canon assim como a Panasonic e Nikon não podem gravar mais que 29 minutos e 59 segundos por causa de um imposto europeu que aumenta bastante quando uma camera grava 30 minutos seguidos).
– Gravação de áudio profissional numa emergência ex: acidente na rua; alguém importante que você quer entrevistar e ele tenta se escapar; atrasou na chagada na igreja. (Alguns exemplos que quem tem um gravador externo (como eu) se passa com a demora em colocar as pilhar no Zoom H4n e esperar que ele leia o cartão (uns eternos 30 segundos)).

Claro que tem outras coisas em que a HDSLR ganham como tamanho e peso, mas mesmo assim não é muita a diferença:
– Sony FS100 1.04kg (12.7×10.2×19.4 cm)
– Canon 5D mark III 860g (15.24×11.68×7.62 cm),
– Canon 5D mark II 811g (15.24×11.43×7.62 cm).

Para quem tem lentes Canon por mais 399 dollars compra um adaptador eletrônico para as lentes EF e EF-S http://conurus.com/sony/buy-eos-nex-adapter

Nos vídeos a baixo usei um adaptador normal de 60 reais.
Fiz o primeiro vídeo num salão de cabeleireiro testando os movimentos com monopé Manfrotto que se fazem em making ofs. O segundo vídeo foi para testar o comportamento da camera para documentários, com diversos tipos de luz, tanto do sol como a luz que o sapateiro usa. A imagem não tem qualquer correção de cor nem foi usado o preset tipo cinestile que existe para a FS100 (memoriza 6 presets)

Sony NEX FS100: Eduardo’s Cabeleireiros:

Sony FS100 : ASK ME:

COMPARTILHE